segunda-feira, maio 25, 2015

5 formas de quebrar a rotina


Nas séries de tv e nos filmes nós vemos personagens com vidas agitadas e interessantes. Na vida deles todo dia acontece algo novo, inesperado e divertido. Eles não precisam trabalhar ou estudar por horas e horas. Eles passam tempo conversando com os amigos em cafeterias e parques. Eles conhecem pessoas novas todos os dias e sempre algo engraçado acontece. Eles não tem que chegar em casa e lavar a louça ou cozinhar...

Para o resto do mundo a vida não é bem assim. Eu não sei a sua vida mas a minha é baseada na rotina. Eu acordo, vou para a faculdade, trabalho, volto pra casa, faço a janta, e vou dormir. É claro que os finais de semana são diferentes e até durante a semana algumas coisas podem acontecer que pode acabar mudando a minha rotina. Mas basicamente é isso que acontece todos os dias. Eu sei que talvez a sua rotina seja similar a minha. E muita gente se incomoda com a rotina. Mas ao contrário que muitas pessoas acham, a rotina não é sinônimo de tédio. Na verdade, rotina é fazer as mesmas coisas todos os dias. O meu conselho não é mudar a rotina e sim mudar os hábitos de cada etapa do nosso dia. Podemos fazer as mesmas coisas de um modo diferente e mais divertido, não? Vou passar 5 dicas simples de como quebrar esse ciclo da rotina.

1. Mude seu estilo
Na hora de se trocar de manhã invista um tempinho para se vestir ou se maquiar. Mude um pouco. Não precisa realmente mudar o seu estilo, mas você pode experimentar coisas novas. Você pode colocar aquela camisa que faz tempo que você não usa ou aquele sapato que você normalmente não usaria para ir trabalhar. Você pode até tentar uma maquiagem nova, um truque novo.

2. Converse com as pessoas ao seu redor
Aprender da vida de outras pessoas (conhecidas ou não) é uma ótima forma de se aproximar dos outros e de quebrar a rotina. Conversando com pessoas você acaba trazendo mais conhecimento para a sua vida e se divertindo. Mas tente conversar sobre assuntos diferentes e não conversas rotineiras. Você pode se impressionar com quanto você tem para aprender com as pessoas que você trabalha, estuda, ou pega o ônibus.

3. Cozinhe algo diferente
Teve uma época da minha vida que eu estava muito interessada em receitas. Eu olhava online todo o dia por um receita diferente. Quando eu chegava em casa a noite eu cozinhava uma receita que eu nunca tinha feito antes. Era uma aventura todos os dias. Muitas deram certo, outras não, mas o legal foi o processo de fazer a comida. Essa pode ser uma ótima forma de quebrar a rotina.

4. Aproveite bem o seu tempo
Pode virar rotina você assistir ao mesmo programa de Tv ou ler o mesmo livro todos os dias. Tente coisas novas e gaste seu tempo com coisas que você realmente gosta, não coisas que já viraram um hábito.

5. Converse com a sua família
Você provavelmente está pensando: como se eu já não fizesse isso. Mas o que eu quero dizer aqui é você realmente conversar com a sua família. Você pode fazer as perguntas rotineiras de: como foi seu dia? O que você fez hoje? Como foi a sua escola? Mas você também pode aproveitar e conhecer melhor a sua família. Pergunte coisas que você não saiba sobre eles, tente conhece-los melhor. Você pode acabar descobrindo coisas que nunca imaginou.

Então se você quer quebrar sua rotina sem precisar mudá-la é só implementar essas dicas na sua vida. Você não precisa implementar as 5 dicas para conseguir quebrar a rotina. Uma já pode ser uma mudança e tanto. Mesmo elas sendo simples elas podem fazer uma grande mudança. Afinal, são nas coisas simples que desfrutamos a vida.

Beijos,

Rachel

3 comentários:

  1. Oi, Rachel, que bacana - essa ideia de cozinhar algo novo é bem legal mesmo. Percebo que as pessoas só comem a mesma coisa o tempo todo, enjoativo só de pensar ;)
    Esses dias havia uma acordeonista na cidade onde estamos no momento... e eu parei para escutar. Fiquei tão emocionada que fotografei como louca, e depois vim para casa e escrevi tudo o que aquele dia tinha sido. Se você puder, dá uma olhada aqui no texto: http://cuorecurioso.com/artistas-de-rua/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Cristina! É verdade, são nas pequenas coisas que aproveitamos a vida! Amei o artigo e o vídeo, é muito bonito mesmo parar para admirar o talento de outras pessoas!! Obrigada por dividir sua experiência comigo! Abraços :)

      Excluir