terça-feira, abril 07, 2015

O eu lírico ou o eu da internet?

Será que agimos na internet como realmente somos?



Eu sigo vários canais de notícia no Facebook tanto brasileiros quanto americanos. Quando vejo uma notícia que me interessa eu sempre leio rapidinho os comentários de algumas pessoas só para saber o que o público em geral pensa sobre o assunto.

Tenho me impressionado como as pessoas estão sendo agressivas tentando impor a própria opinião ou tentando apenas atingir alguém com um argumento agressivo. E isso não acontece somente no Facebook, isso acontece também no Youtube, Twitter, Instagram e outras redes sociais. Acho que a internet está nos tornando mais corajosos mas não de uma forma positiva.

O motivo pelo qual nós nos tornamos mais corajosos na internet é o fato de que é simples, informal e quem vai nos impedir de escrever o que queremos? Podemos escrever praticamente o que quisermos sem precisar falar diretamente olhando nos olhos das pessoas.

A minha dúvida é se falaríamos coisas agressivas se estivéssemos falando com a pessoa pessoalmente. Eu realmente acredito que muitos de nós não teríamos a coragem de fazer isso. Mas o problema é que a mensagem vai machucar e atingir outros do mesmo jeito, sendo digitada num computador ou sendo dita cara a cara.

Felizmente isso nunca aconteceu aqui no Menina Padrão. Mas decidi escrever esse pensamento porque eu me peguei pensando nisso e refletindo se eu sou a mesma pessoa na internet ou não. E queria convidar vocês a fazer a mesma reflexão.

A internet faz grande parte das nossas vidas e querendo ou não nós mostramos quem nós somos pela internet também. A gentileza na internet parece ser algo desnecessário mas eu acredito que ser gentil em qualquer circunstância nunca será prejudicial. Como Gandhi dizia "a gentileza não diminui com o uso. Ela retorna multiplicada."

Beijos,

Rachel

Um comentário: