domingo, janeiro 18, 2015

Como alcançar as metas de 2015 e ser uma pessoa melhor

Oi gente,


Vocês já perceberam que os meus posts são sempre pontos enumerados como "as 5 coisas," "os 10 jeitos...?" Pois é, eu escrevo assim porque acho que fica muito mais organizado e fácil de ler. Então quem estiver com pressa, é só ler os pontos e pronto, já pega a idéia principal da coisa toda.
Eu sei que esse post pode parecer igual ao post anterior que eu fiz das "5 coisas que você deve parar de fazer a si mesmos em 2015." Mas na verdade ele é totalmente diferente. Neste post eu pretendo falar dos passos de como realmente parar de fazer aquelas "5 coisas" e também como alcançar qualquer meta que você tenha em mente para 2015. Eu decidi escrever sobre isso porque uma das minhas metas deste ano é "cumprir com as minhas metas!" haha, sim isso mesmo. Eu voltei nas minhas metas do ano passado e percebi que tinha deixado umas de lado e até esquecido de outras. Como isso é possível? Então decidi pensar um pouco e cheguei nessa lista de como realmente cumprir com as metas que traçamos.

Então vamos para os pontos:

1. Coloque a sua lista em um lugar visível
Eu sei que muitos de nós escrevemos a nossa listinha e logo que acabamos guardamos ela em uma gaveta. Mas isso pode ser um grande problema. Porque nós vamos nos lembrar dela talvez no primeiro mês, mas assim que os meses do ano forem passando vamos esquecer da lista. Foi o que aconteceu comigo em 2014. Então pra ter certeza que você vai estar sempre relendo a listinha, coloque em um lugar como na geladeira, na porta do seu armário ou ate na parede do seu quarto. Você então vai estar sempre relendo e relembrando dos pontos que você quer alcançar.

2. Pesquise sobre o assunto antes de tudo
Tem muita gente que fala "eu quero ser mais paciente," "quero ser mais amável," "quero ser mais diligente." Mas como que alguém adquire paciência, diligencia, amor? São virtudes bem difíceis de se adquirir especialmente quando nós não fazemos idéia do que elas realmente são. Então pesquise sobre o assunto (pode ser discursos no site lds.org, aulas, escrituras e também textos seculares), preste atenção nos atos de pessoas que vocês vêm o atributo que você queira melhorar (como mãe, pai, avó, avô, professor, irmãos...) e tente imita-los. Isso também serve para metas como "arranjar um emprego melhor," pesquise bem as suas possibilidades e oportunidades. E por exemplo, se você tem a meta de "parar de tomar refrigerante," pesquise a fundo porque refrigerante faz mal. Isso será uma ótima motivação para cumprir a meta.

3. Faça sub-metas 
Primeiro escreva as metas que você quer alcançar, e logo abaixo de cada meta faça uma lista de coisas que você deve fazer para chegar lá. Ninguém consegue um emprego melhor de uma hora para outra. Tem que ter preparação, como por exemplo fazer algum cursinho para melhorar a qualificação, pedir ajuda para escrever um currículo melhor, fazer contatos importantes e por ai vai.

4. Peça ajuda
Muitas metas são pessoais e só nós mesmos podemos cumpri-las, mas outras necessitam da ajuda de outras pessoas, sejam elas próximas de nós ou não. Então não sinta medo de pedir ajuda. A questão da simpatia também entra em jogo aqui.

5. Crie uma "data de entrega"
Na escola entregamos trabalhos, fazemos provas e entregamos dever de casa. Agora, imagina se não tivesse uma data para essas tarefas serem entregues? Será que faríamos elas? Eu com certeza deixaria muita coisa de lado. E isso também se aplica a nossas metas. Criem uma data de entrega para as sub-metas e metas.

6. Seja realista
O maior erro de todos quando fazemos metas é não ser realista. No final você só vai ficar desmotivado/a e desistir de tudo. Escolha metas realistas. Pra fazer isso, pense: "eu realmente vou conseguir fazer isso até o final do ano?" Se a resposta for sim, escreva as sub-metas e avalie de novo e de novo. Se a meta passar no teste então vá em frente.

7. Se nada der certo, mude a meta
Seja flexível, tem metas que ao longo do ano talvez não vão dar certo. Mas não precisa ficar desanimado/a e desistir. Não se desespere se algo mudar na sua vida e uma certa meta for impossível de ser realizada. Adapte a meta à circunstância.

Beijos,

Rachel

"Daqui a alguns anos estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Solte as amarras! Afaste-se do porto seguro! Agarre o vento em suas velas! Explore! Sonhe! Descubra!" (Mark Twain)

Nenhum comentário:

Postar um comentário